Notícias

A política eficiente e participativa
30/10/2019

Compartilhe:
História de Capa

Uma revelação na política, Silvio Augusto Confortin conta nesta reportagem como conquistou seu espaço no projeto da atual administração de Marau e de que forma seu empenho e trabalho estará marcado nas ações e obras que estão sendo realizadas no município.

Depois de quase vinte anos militando pelo MDB, paixão que herdou de seu pai, Silvio Augusto Ceratto Confortin recebeu do prefeito Iura Kurtz o convite para então assumir a função de Coordenador de Relações Comunitárias, cargo criado pela atual administração e entregue à responsabilidade de suas mãos.

Atualmente Silvio é Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, onde procura criar um ambiente favorável, fomentando o crescimento da economia, do turismo e das boas práticas para o meio ambiente.

 Silvio Augusto se recorda que viveu intensamente a política desde a sua infância. Ele é filho de Silvia Helena Ceratto Confortin e Adelar Confortin, vereador de Marau em dois mandatos e até hoje uma referência como liderança do Partido MDB. “Meus pais ensinaram a mim e aos meus irmãos Arthur, Luis Fernando, Ana e Eliza valores que nos moldaram como cidadãos. Crescemos num cenário familiar de união e convivência fraterna. Sempre fui incentivado a trabalhar com seriedade, honestidade, sem prejudicar o próximo e buscar a solução de problemas da melhor forma possível. Procuro colocar em prática esse aprendizado em todas as atividades que exerço na minha vida particular ou pública. Quero também passar isso aos meus filhos, quando chegar o momento de construir minha família, ao lado da minha esposa Daniela Dal Igna”, conta ele.

Dos cinco irmãos, Silvio Augusto foi o único a seguir a carreira política. “Almejar um cargo público só passou a fazer parte dos meus planos depois que me integrei ao projeto da atual administração. O engajamento e compromisso de todos, começando pelo prefeito e vice-prefeito, a confiança que o partido depositou em mim e o respaldo da minha família, me conduziram ao cargo de Coordenador de Relações Comunitárias, que ocupei por cerca de três anos, onde tive a oportunidade de ajudar o governo como um todo, atuando tanto junto ao prefeito, quanto aos secretários, buscando com versatilidade soluções e alternativas para Marau crescer”, explicou.

Para ele, fazer parte desta administração é um orgulho. “O que norteia nosso trabalho desde o início é a democracia participativa, o maior exemplo disso talvez tenha sido o Prefeitura em Ação - Orçamento para Todos, projeto que organizei desde sua implantação, até o momento em que percorremos todos os bairros da cidade, sem barreiras, com objetividade, ouvindo a comunidade e as entidades. Esse é o modelo de política que eu acredito e que me proponho a fazer. Para mim é fundamental saber que dos R$ 22 milhões que serão investidos em obras até o final deste mandato, muitas demandas passaram pela minha sala e por isso afirmo que são anseios reais da nossa população“, concluiu.

Como secretário, ele tem o desafio de dar continuidade ao plano de governo que foi traçado nestas três áreas: desenvolvimento econômico, turismo e meio ambiente. “Carrego comigo um jeito de trabalhar que é envolvendo as entidades e as organizações da sociedade civil, com muita transparência e numa forma de gestão compartilhada. Um dos meus primeiros desafios foi a participação intensa de toda equipe da secretaria durante o planejamento e execução da Expomarau, onde trabalhamos muito e pudemos contribuir para a realização de uma grande feira certamente”, explicou.

Segundo Silvio Augusto, outros projetos também estão em pauta na pasta, como o Diagnóstico Econômico do município, que será realizado em parceria com a FABE, essencial para o desenvolvimento econômico da cidade. “Através dele mapearemos as potencialidades de Marau, de sua cadeia produtiva e dos vácuos que ainda existem. Esse diagnóstico mostrará onde a cidade ainda pode crescer e norteará empresários e empreendedores. Será um legado que direcionará o crescimento de Marau de uma forma ordenada. Também queremos até o final do mandato ampliar a política de fomento das empresas locais, seja através de projetos, como o Cidade Empreendedora, realizado junto ao SEBRAE, ou criando novas políticas públicas, com objetivos bem claros como a liberdade econômica, desburocratização, fomento da economia, a revogação de uma série de legislações e decretos que não se utilizam, que estão no cenário empreendedor apenas para atrasar as empresas. Também temos muitas ações para serem realizadas nas áreas de turismo e meio ambiente, com projetos bastante significativos para o município”, comentou.

Silvio Augusto acredita que não apenas Marau, o estado e o Brasil precisam de novas lideranças, renovações além de etárias, mas também mentais. “Lembro que quando criança admirava as pessoas que se dedicavam a política, mas ainda não tinha o ímpeto de fazer a diferença, já na adolescência comecei a ter vontade de me inserir e hoje, com mais idade, estou me permitindo desempenhar um papel colaborativo, encontrando soluções para problemas, independente de quem quer que seja o beneficiado, sem diferenciação, que seja para todos. Não vejo uma maneira diferente desta de avançarmos como sociedade, por isso que pessoas novas e motivadas precisam se envolver com a política e esses são motivos suficientes para que eu coloque meu nome à disposição da comunidade, pois sinto que posso fazer muito mais e que devo isso ao MDB e a Marau. Se a sociedade entender que o Silvio Augusto Confortin deve permanecer dando sua contribuição, certamente lá estarei”, concluiu.

 

 



Galeria de fotos