Notícias

A energia de hoje e de amanhã
29/11/2019

Compartilhe:
História de Capa

A energia solar fotovoltaica é uma forma limpa e sustentável de gerar energia elétrica. Por ser uma fonte renovável, obtida através da luz do sol, tem grande aproveitamento, sendo considerada a fonte mais promissora de energia no mundo.
Desde o surgimento da EOS SOLAR em Marau, no ano de 2014, a empresa se aproxima da marca de 3 megawatts de potência instalada, equivalente a mais de 6.000 painéis, energia suficiente para abastecer cerca de 1.500 casas populares. 
Com o trabalho desenvolvido ao longo destes cinco anos, além de ser uma das pioneiras em nossa região, a EOS SOLAR se tornou uma das principais fornecedoras dessa energia para o nosso estado, gerando assim economia financeira para os seus clientes, além de evitar emissões de toneladas de CO2 no meio ambiente.

Na mitologia grega, Eos é a deusa do amanhecer, que abre as portas do sol. Segundo Ricardo, a escolha pelo nome surgiu, para que sua empresa realizasse essa mesma função. “Foi como u-ma profecia, assim a EOS abriu as portas para o sol entrar na vida de muitas pessoas, oferecendo além da tecnologia, os melhores equipamentos, garantindo confiabilidade, segurança e rendimento”- explica.
Questões sociais e ambientais sempre estiveram presentes na vida de Ricardo Rizzotto, que decidiu abraçar essas causas também na sua vida profissional.
No ano de 2012, durante sua graduação, recebeu a oportunidade de estudar por dez meses em um intercâmbio na Universidade Politécnica de Valência, na cidade de Valência, Espanha, instituição essa que possui muitos anos de experiência em energia solar fotovoltaica. Quando retornou para o Brasil, trouxe consigo uma visão ampla sobre o assunto, conhecimento avançado e experiência internacional.
Em 2014, após aperfeiçoar ainda mais seus estudos nessa área, Ricardo deu início a EOS SOLAR, que une soluções sustentáveis e ecológicas, a um ser-viço de qualidade e preço justo, com um grande objetivo por trás de tudo isso, sua contribuição para um mundo melhor.
Conforme Ricardo antes mesmo da EOS abrir as suas portas, em novembro de 2014, o primeiro cliente já havia fechado negócio. “Nosso primeiro projeto foi instalado no Sindicato dos Metalúrgicos Chico Mendes, lembro que ficamos muito felizes e executamos o trabalho com muito profissionalismo” – relembra.
Apesar dos benefícios que a empresa oferece, a EOS Solar precisou percorrer um caminho cheio de obstáculos e desafios para conquistar e construir seu mercado. Em 2014 a empresa executou apenas dois projetos. No ano seguinte foram três clientes, em 2016 foram oito, em 2017 quinze e assim o crescimento foi acontecendo. Hoje atua em 20 cidades do estado, nas regiões norte, metropolitana e na fronteira. Possuí sua se-de em Marau e a primeira filial, aberta recentemente, na cidade de Paraí. Possui mais de 90 clientes, que juntos economizam por ano mais de R$ 2,6 milhões de reais. Essa economia cresce 10% todo mês.

Os benefícios

Entre tantos benefícios que a energia solar oferece, Ricardo conta que o cliente busca em primeiro lugar a economia, que já é sentida desde o primeiro mês da instalação do sistema, produzindo uma redução de até 95% do valor da conta de luz mensal.
Em segundo está a questão ambiental, pois esta é a energia disponível mais limpa que existe, pois ao contrário dos combustíveis fósseis não produz resíduos poluentes e gases de efeito estufa. Ela é sustentável, porque é gerada por um processo natural que se repõe constantemente, a emissão de raios solares. Além disso, a construção de sistemas fotovoltaicos não impacta negativamente a natureza, diferente das hidrelétricas que precisam inundar áreas quilométricas e por isso destroem o ecossistema de um lugar, onde as pessoas tem suas casas e suas vidas.
A manutenção dos sistemas é mínima e geralmente preventiva, que se resume a uma limpeza periódica dos painéis solares. 
Ricardo explica que outro grande diferencial sobre a energia solar está na forma como os projetos são realizados, onde a população é quem faz o investimento, possibilitando que o país possa investir em outras coisas, como educação ou saúde, por exemplo. Porém no Brasil, apenas 1% da energia é através deste sistema.

A energia do amanhã

A EOS SOLAR desde sua fundação trabalha com a certeza de que os produtos, serviços e a tecnologia da energia fotovoltaica que oferece é a melhor opção para seus clientes, seja em suas residências, empresas, para a cidade ou no interior.
“Nunca vi a EOS SOLAR como uma aposta de mercado, na verdade sempre soube que esse seria o caminho. O sucesso do nosso trabalho sempre foi minha maior convicção, por isso firmamos a empresa numa base sólida, de garantia de produtos e assistência e desta forma estamos conquistando muitos clientes. Não queremos ser apenas uma empresa que vende placa solar, mas sermos a opção mais segura para o cliente que deseja adotar essa fonte de energia para sua geração de economia, além da contribuição para com o meio ambiente”- explicou Ricardo, proprietário da EOS.
Conforme o empresário, é importante que o cliente procure uma empresa que já tenha credibilidade no mercado e que dê assistência imediata, já que nesse caso a espera de algumas horas ou dias significam uma perda considerável de dinheiro. “Nosso cliente é nosso maior patrimônio. Prezamos por atendê-lo com a maior agilidade, oferecendo serviço pós-venda e de forma ética, otimizando os projetos, pois detalhes pequenos significam perdas de porcentagens que durante 25 ou 30 anos rende-riam milhares de reais”- comenta.
A EOS SOLAR conta atual-mente em sua equipe com engenheiros, projetistas, vendedores, instaladores e terceirizados.
Dando continuidade a história da empresa, a EOS SOLAR se prepara para realizar projetos e investimentos que permitem um futuro ainda mais promissor. No ano de 2020 ela estará se instalando junto ao Distrito Industrial de Marau, com uma estrutura de 750 m² que permitirá a produção própria de material, bem como seu estoque. Ampliando assim seu potencial de atendimentos e vendas, bem como tornando o produto mais viável para o cliente, com maior agilidade para entrega. “A empresa está comemorando seus cinco anos de história, ao mesmo tempo em que renova seu compromisso de permanecer dando sua contribuição para um mundo melhor”, finaliza Ricardo Rizzotto.





Galeria de fotos