Notícias

Marcos Mezzomo e Odinei Ribeiro
29/11/2019

Compartilhe:
Casa e +

Profissionais que atuam na área de planejamento e construção – engenheiros e arquitetos, precisam ser sobretudo capazes de traduzir os gostos e estilos que agradam cada cliente.
Foram os grandes desafios que inspiraram o engenheiro civil Marcos Vinicius Mezzomo e o arquiteto Odinei Ribeiro a escolher suas profissões, bem como, segundo eles, é também o que lhes motiva trabalhar diariamente com alegria e entusiasmo. “Prestamos um serviço muito?importante para a sociedade, pois nosso trabalho influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas, como e onde elas vivem, no seu bem-estar e realização”, explicam. Seja na construção de uma casa, empresa ou no planejamento de uma cidade, cada projeto precisa ser único e transformar sonhos em realidade, ou seja, precisam ter alma.

Marcos Vinícius Mezzomo - Engenheiro Civil
Foi na escola que Marcos descobriu sua afinidade com números. A experiência de trabalhar em uma empresa de materiais de construção, na época em que estava terminando o ensino médio, foi um incentivo a mais para decidir pelo curso de Engenharia Civil.
Iniciou a faculdade e comprovou que a engenharia combinava com a sua personalidade. Conforme o decorrer do curso encontrou ainda mais afinidades, era com os cálculos e desenhos que ele se sentia bem.
Durante o curso fez estágio em uma construtora e em 2016 se formou. Hoje divide seu escritório junto com o sócio Odinei Ribeiro.
Seu trabalho é diversificado nas áreas da engenharia civil, mas atua geralmente com projetos e construções, no gerenciamento de obras, projetos estruturais, elétricos e sanitários. Seu maior compromisso é tornar a obra mais eficiente, sustentável, econômica e livre de patologias, como infiltrações, por exemplo.
“Cada projeto tem suas particularidades e nos desafiam de formas diferentes, o que torna a pro-fissão ainda mais extraordinária”, diz o engenheiro. Para Marcos, tornar real os anseios e sonhos dos clientes é o que mais compensa nessa profissão.

Odinei Ribeiro
A importância de todas as áreas de atuação, e tudo que o arquiteto e urbanista é capaz de realizar é o que mais encanta e também desafia Odinei.
Concluiu o curso de Arquitetura e Urbanismo há cerca de três anos, porém a paixão e a dedicação às construções, área que ele mais gosta, começou muito antes, desde 2009, quando estagiou em um escritório de arquitetura de Marau. Suas demais experiências profissionais foram junto a Prefeitura Municipal e por último numa incorporadora, onde atuou durante cinco anos, como coordenador de obras, responsável pelo gerenciamento de grandes projetos. “Em todos esses lugares adquiri muito conhecimento e aprendizado, todas as pessoas com quem a gente convive no decorrer da vida profissional nos ensinam algumas coisas”, comenta o profissional. Sentindo necessidade de ter seu próprio escritório, há cerca de três anos atrás iniciou a parceria com o engenheiro Marcos Mezzomo.
A profissão do arquiteto exige criatividade, mas também é necessário se dedicar às tramitações de uma obra. Segundo Odinei, nossa legislação é confusa e há excesso de burocracia em todo o processo. “Essas coisas acabam muitas vezes tardando o trabalho do profissional e a obra do cliente e fazem com que nosso trabalho seja desafiador. Além dos órgãos regulamentadores, o arquiteto tem que lidar com todas as equipes envolvidas na obra como pedreiros, eletricistas e demais profissionais.
Atualmente ele atua em diversas áreas da arquitetura como construções residenciais, comerciais, industriais, reformas, regularizações e também nos projetos de arquitetura de interiores. “O fato de ter outros profissionais no escritório nos ajuda a agregar mais serviço ao cliente, centralizando todas as necessidades em um só lugar.
A arquitetura, conforme explica está diretamente ligada à qualidade de vida das pessoas, tanto na parte física quanto psicológica, pois um espaço que não foi planejado acaba deixando aqueles que frequentam ou moram nesse ambiente descontentes e insatisfeitos. “As pessoas não precisam de um arquite-to, elas merecem tê-los. Os arquitetos são capazes de tornar realidade um sonho, de maneira que satisfaça o cliente, com todas as necessidades que ele tem”.


Juntos para uma boa obra

Há cerca de dois anos e meio Marcos Mezzomo e Odinei Ribeiro uniram suas habilidades e especialidades num escritório, onde oferecem serviços de arquitetura e engenharia, realizando projetos, gerenciamento, garantindo uma obra mais segura e satisfatória.
“Estamos correndo bastante, batalhando, levantando ainda mais cedo, mas felizes por estarmos oferecendo nosso trabalho a um mercado que está novamente aquecido, com investimentos voltando a acontecer”, comentam os sócios.
Além dos tradicionais modelos de construção, Marcos e Odinei já realizaram mais de vinte projetos de estruturas modulares, comerciais e também residenciais. Esse novo conceito de construção limpa é fabricado em estrutura metálica DBOCX, pela Metalúrgica Dos Amigos.
“Abraçamos juntos essa ideia para oferecer nosso conhecimento técnico numa parceria com os profissionais da DBOCX. Esses projetos nos dão muito orgulho, pela sustentabilidade, menor uso de água e reaproveitamento de materiais, além de serem executados de forma industrial, por isso se torna muito mais rápida sua entrega”, finalizam.


Galeria de fotos