Notícias

Dr. Lucas W. Manfron
21/02/2020

Compartilhe:
Especial Saúde

O médico oftalmologista Lucas Werner Manfron fez desta especialidade um estilo de vida e através de sua história é possível enxergar a medicina com um novo olhar.

Foi no aconchegante consultório do Dr. Lucas Werner Manfron, no alto do Edifício Vértice,que em virtude desta reportagem, pudemos contemplar um dos pôr do sol mais bonitos que os olhos já enxergaram, enfeitando uma das vistas mais marcantes da idade de Passo Fundo. Enquanto ouvíamos o médico oftalmologista contar com entusiasmo sobre cada um de seus passos ao longo desta caminhada em busca da formação e especialização, na área que escolheu para atuar e ajudar as pessoas.

Sua história iniciou na cidade de Carazinho, onde nasceu e morou até os dezessete anos, junto com seus pais e o irmão. A família sempre teve importância fundamental na sua vida. “Da infância me lembro do convívio com os avós e dos momentos importantes, sempre celebrados com muita comida. Com eles aprendi os valores que carrego, a importância das amizades e do respeito em tratar a todos como iguais”- contou Dr. Lucas.
Desde 2009, fez de Passo Fundo sua nova casa. Foi nesta cidade que realizou seu sonho de criança, ao entrar na faculdade de medicina, em 2010. Este ano também foi marcado por outro grande acontecimento. Em setembro conheceu sua noiva, a arquiteta Laura Debastiani Maffi, que além de grande incentivadora de seu trabalho, foi a responsável pelo projeto arquitetônico da Manfron Oftalmologia. “Ela é o motivo de praticamente todas as escolhas que fiz depois que nos conhecemos, inclusive pela oftalmologia, área em que me especializei e hoje se tornou minha segunda paixão” – assumiu Manfron.
Segundo ele, a oftalmologia por ser uma área que exige menos plantões e permite um horário de trabalho mais flexível, se encaixa no estilo de vida que desejava. “Meus planos sempre foram muito claros, baseados em quem eu queria ser no futuro. Um marido presente, um pai que tem a possibilidade de criar seus filhos, compartilhando experiências semelhantes às que vivi com o avô deles”.
Além disso, a oftalmologia também se tornou seu propósito de vida, pois toda vez que é capaz de proporcionar aos seus pacientes a oportunidade de voltar a enxergar ou melhorar sua visão, sente que está dando sentido ao seu trabalho e ao que escolheu dedicar tanto esforço e tempo.
Para a formação como médico oftalmologista ele dedicou seis anos de faculdade e três anos de residência. Além de atuar na oftalmologia clínica e, principalmente, cirúrgica, na área de correção de catarata e outros procedimentos, desde 2019 está realizando mais uma subespecialização, um Fellowship na subárea de retina, em Porto Alegre, para agregar ainda mais ao atendimento de seus pacientes. A retina é o tecido mais bem estruturado do nosso olho, capaz de captar os estímulos luminosos e transformá-los em elétricos para que possamos enxergar o mundo da maneira que o vemos, sendo indispensável para a visão ser perfeita.
Como um apaixonado pela sua especialidade, Dr. Lucas não tem dúvidas de que fez a escolha certa. “A oftalmologia é a melhor área da medicina. É muito mais fantástica do que as pessoas possam imaginar e te dá possibilidades muito além do que se espera. Ela é linda, pois é também a única área da medicina que permite analisarmos o corpo humano por dentro. É indescritível ver o olho funcionando em perfeita harmonia. Me sinto mais próximo da perfeição humana”- conclui.
Ele admite que sua especialidade é uma área bastante difícil. Por isso faz da oftalmologia sua dose de desafio diário. “Estou sempre em busca de desafios para me sentir motivado e correr atrás dos melhores resultados. Outro fator que me inspira nessa área é a tecnologia, que evolui e nos ajuda no trabalho e que certamente vai chegar muito longe ainda, tenho certeza que os próximos anos serão muito legais, para ajudar a população que cada vez tem maior longevidade com qualidade de vida. Afinal, tudo no mundo gira em torno das pessoas e por isso a medicina é um lugar tão legal para se conectar” – finalizou Manfron.


Galeria de fotos