Notícias

De liderança jovem a prefeito
27/03/2020

Compartilhe:
História de Capa

O atual prefeito de Gentil Alcenir Dalmago se dedica aproximadamente há três décadas ao exercício de funções públicas, com passagens anteriores pelos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Em 1992, Dalmago integrou a Comissão de Emancipação de Gentil, sendo ele o membro mais jovem, com 18 anos de idade. Após alcançarem êxito, com a aprovação da Lei Estadual n° 9.577 de 20 de março, que instalou o novo município, foi convidado a participar, como candidato a vereador, nas eleições municipais. Em 03 de outubro daquele ano, foi eleito e integrou a primeira legislatura, escrevendo a partir de então seu nome na história de Gentil.
Após cumprir sua função como vereador nos anos de 1993 a 1996, Alcenir conquistou o cargo de vice-prefeito em 1997. Nesse período também desempenhou algumas atividades junto às secretarias do município. Mais tarde, em 2005 foi eleito Prefeito Municipal, e em 2017 conduzido novamente ao cargo, para seu segundo mandato.
Alcenir está com 49 anos, é filho de Honorato R. Dalmago e Dozolina A. B. Dalmago. Além de produtor rural, é formado em Ciências Contábeis, profissão que desempenhou durante muito tempo no município. Casado com a cirurgiã-dentista Elisangela M. Lopes. Durante sua trajetória profissional também trabalhou junto a Secretaria Esta-dual de Esportes e na Assembleia Legislativa, o que lhe proporcionou conhecer nosso Estado e a importância do planejamento e do diálogo como ferramentas para a construção de políticas públicas eficazes.

Revista Campo & Cidade: Sua vida política contribuiu de forma significativa para a emancipação e desenvolvimento do município de Gentil. Quais foram as principais?

Alcenir Dalmago: Como liderança jovem tive minha parcela de contribuição, desempenhando atividades relacionadas a isso. Sempre busquei auxiliar a Comissão, até que fomos felizes e conseguimos alcançar êxito, emancipando nosso município. Logo após também pude contribuir me tornando vereador na primeira legislatura da história de Gentil.

C&C: Hoje como prefeito, quais os maiores desafios em manter Gentil em constante crescimento?

Dalmago: São as adversidades do dia a dia, que surgem durante uma administração, seja ela numa cidade grande ou pequena. Uma gestão pública precisa controlar investimentos e as dificuldades perante a participação dos governos estaduais e federais, que impõe muitos compromissos sobre os municípios com contrapartidas mínimas. Procuramos concentrar nossos investimentos em benefícios para a população e projetar o município, para que ele ocupe seu espaço perante a região. Destacando-se através de suas conquistas nas áreas de educação, saúde, qualidade de vida da população e crescimento econômico. Procuramos fazer um trabalho em conjunto com nossas equipes, vice-prefeito, secretários e funcionários, para superar todas as dificuldades e limitações.

C&C: Quais as principais conquistas do atual governo?

Dalmago: Nosso principal compromisso de governo era devolver a esperança as pessoas, para que elas voltassem acreditar no potencial do município. Através de um trabalho em conjunto, entre o poder público e a população foi possível melhorarmos a vida de todos, com projetos importantíssimos como estabilidade e crescimento dos recursos através do ICMS, onde alavancamos a arrecadação nesses últimos três anos. Alcançamos outros destaques por sermos a primeira cidade com iluminação pública 100% led que gera segurança e qualidade de vida, além de economia aos cofres públicos. Na área da saúde ampliamos os atendimentos médicos, de odontologia, fisioterapia e te-rapias alternativas. Pela primeira vez oferecemos atendimentos especializados de pediatria e cardiologia em nossas unidades básicas. Criamos convênios com clínicas e hospitais, melhoramos e ampliamos a frota. Através do projeto minha saúde meu bem maior levamos ações preventivas a população. Na agricultura estamos incentivando a permanência de jovens no meio rural e desenvolvimento de novas atividades. Estimulamos a produção de leite, como incremento na renda, onde o projeto Produleite recebeu o reconhecimento do Prêmio Gestor Público. Também fizemos a limpeza e produção de açudes, incentivando o consumo e a comercialização de peixes. Outros projetos nas áreas da educação, como o turno inverso, esporte, habitação e infraestrutura, cito aqui o asfaltamento, melhorias nas ruas e no parque de máquinas e conclusão do Parque Municipal de Eventos, também movimentam nossa administração e levam a cidade a um futuro ainda melhor.?

C&C: Qual a importância da política nos dias atuais?

Dalmago: É necessário compreender que a política está em todos os setores, em todos os sentidos e lugares, por isso ela é tão importante. Gostaria que os jovens buscassem compreende-la e participassem dos processos, seja como lideranças políticas, integrantes de entidades ou cidadãos conscientes de suas responsabilidades.

C&C: O que o Alcenir ainda pretende conquistar e contribuir em sua vida pública e privada?

Dalmago: Desejo seguir trabalhando em prol do município, da sociedade e do bem comum. Sempre que assumi um cargo procurei me dedicar ao máximo, com seriedade e honestidade nas ações, dessa forma podemos contribuir frente ao município. Na condição de prefeito tenho muito por fazer e trabalhar, no intuito de que possamos seguir realizando muitos projetos em Gentil. O momento que vivemos hoje está um tanto difícil em todos os âmbitos, travando projetos e ações, paralisando as cidades, mas quero cada vez mais contribuir para o desenvolvimento e crescimento do nosso município. Uma briga constante segue sendo a luta pela ligação asfáltica até a BR 285. Esse é um projeto importante para nossa região, para a rodovia norte serra, e para nosso projeto interno, pois esse acesso auxiliaria na vinda de novas empresas e consequentemente geração de mais empregos. Também vamos seguir lutando em conjunto contra a PEC que deseja extinguir diversos municípios em nosso país, para que isso não aconteça, pois seria um retrocesso para nossa região, nosso país e para Gentil, que desde sua emancipação tem crescido, desenvolvido e trazido muitas conquistas para nossa população. São alguns desafios que temos pela frente e que nos motivam a trabalhar cada vez mais, em busca de um futuro ainda mais promissor. Quero seguir fazendo o melhor em prol do município, da sociedade e do bem comum, valorizando as riquezas de Gentil.


Galeria de fotos