Notícias

Construção em Família
28/12/2020

Compartilhe:
Especial Casa e +

A empresa de arquitetura e construção Arthen, se originou inicialmente da vontade de Arthur Andreis Sordi e Henrique Andreis Sordi transformarem a parceria e afinidade que sempre uniu os dois irmãos, em um negócio que gera valor e benefícios para outras famílias.

Para levantar uma obra são necessárias fundações consolidadas, ou seja, uma base e estrutura firmes.

Seguindo o mesmo exemplo, a base familiar e as experiências individuais de cada componente dessa família, foram indispensáveis para a constituição da Arthen, onde a soma das forças é sua maior virtude.

A convivência com a construção civil desde a infância, inclinou a escolha pela formação profissional dos irmãos. A mãe Celi Andreis, trabalhou durante muitos anos no Banco do Brasil, envolvida com a documentação e financiamentos de imóveis, hoje atua como corretora. Da mesma forma, o padrasto Roque Perone, é empresário na área de materiais de concretos. “O envolvimento que tínhamos com determinados assuntos em casa, com certeza nos fez querer trabalhar com isso também”, explicam Arthur e Henrique.

Após o término do ensino médio, Arthur passou um ano morando com o pai, em Itapema – SC, onde trabalhou como auxiliar de marceneiro. Esse foi o incentivo que ainda faltava, para retornar e então iniciar a faculdade. “Minha tendência foi para o lado mais criativo da construção, meu irmão optou pela outra metade, o que nos leva a somar e completar um no trabalho e talento do outro”, comenta o arquiteto.

Dois anos mais novo que o irmão, Henrique graduou-se Engenheiro Civil e teve a chance de aliar o conhecimento acadêmico com a prática da profissão escolhida. “Já no terceiro semestre de Engenharia, tive a oportunidade de estagiar na Bolsa Construções, em Passo Fundo, e depois na Incorporadora Novalternativa, ambas experiências me deram um aprendizado único, ao conviver junto aos colegas e empresários do setor. Trabalhei até a conclusão da faculdade e tenho certeza que aliar a teoria à prática, a experiência e as habilidades, foi o que mais me qualificou para trabalhar e ainda empreender”, recorda o engenheiro.

Os irmãos, em determinado período, estagiaram juntos na Bolsa Construções. A experiência foi positiva e um tempo mais tarde voltaram a trabalhar juntos, mas dessa vez na busca de realizar o sonho de toda a família.


MAIS QUE UMA EMPRESA QUE CONSTRÓI


A missão da Arthen vai além de projetar e construir, conforme explicam seus sócios. “Entendemos que é necessário contribuir e sempre superar as expectativas. Uma casa não é uma caixa onde pessoas precisam morar. Temos a obrigação de atender suas necessidades minimas e da sua família”.

É dessa forma que a empresa constrói e contribuiu para o mundo ideal. Os projetos são pensados em família. Fazem parte da empresa, Arthur, Henrique, Celi e Roque, que compartilham e somam suas ideias e expertises, transformando esse know how na história e atividade da Arthen, em prol de uma construção madura, executada sempre pensando no bem-estar do comprador. “Às vezes a ação de colocar uma fiada de tijolos a mais, ampliando um espaço, vai fazer a diferença para a vida de quem lá no final comprar o imóvel”, acreditam.

A construtora teve início com prestação de serviços para terceiros, até que foi possível realizar o primeiro lançamento próprio, o Edifício Liberdade, com 4 apartamentos, entregue em 2015. O segundo, Jardim da Conquista, começou a ser construído há dois anos. “São 15 famílias, que já moram ou estarão morando, até janeiro de 2021, nesse lugar que projetamos e construímos com muita determinação e amor. “A entrega das chaves de um lar é o momento que mais gratifica nossa profissão”, explicam.

O terceiro empreendimento da Arthen já está em andamento e atenderá 8 famílias, sendo 4 apartamentos entregues no próximo ano e outros 4 em 2022.

São imóveis que se enquadram no programa Minha Casa, Minha Vida, mas a Arthen se prepara para em breve atuar também no mercado de padrão médio, conforme estimam seus diretores. “Os planos para o futuro são muito positivos, manteremos a empresa em crescimento, aperfeiçoando cada vez mais as obras e lançando dois projetos em Marau e um na cidade de Passo Fundo.

Arthur e Henrique acreditam que um dos grandes diferenciais da empresa é a dinâmica familiar que aplicam no trabalho, que incentiva a cada um dar de si o melhor, além da preocupação na questão das necessidades das famílias. “Muitas vezes, no ramo Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, o padrão é construir espaços mais pequenos e consequentemente apertados, mas o que nos leva projetar e construir é pensar na utilização dos espaços e da vivência das pessoas que lá irão morar”, concluem.



Galeria de fotos