Notícias

GRUTA NOSSA SENHORA DE LURDES
17/10/2017

Compartilhe:
Ponto Turístico Religioso de Marau

A Gruta Nossa Senhora de Lurdes, desde sua criação no ano de 1938, sempre foi considerada um cartão postal de Marau, graças a sua abundancia de belas paisagens naturais, que encantam a todos os seus visitantes. 

Recentemente a Lei Nº 5370 de 04 de agosto de 2017, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, tornou o Santuário um Ponto Turístico Religioso em Marau.

O Santuário

Este cenário maravilhoso certamente foi construído por Deus num momento de absoluta dedicação e carinho. Aqui, sua natureza nos remete a uma sensação de equilíbrio, descanso e lazer. A água representa a vida, a bênção sobre nossas lavouras e plantações e sobre as pessoas que se sentem acolhidas por Nossa Senhora neste lugar. 

A Gruta Nossa Senhora de Lurdes está localizada na área central de Marau, em um terreno de 10.000 metros 2, doado em 1938, como forma de devoção à Igreja e à Paróquia Cristo Rei, por Marcos Girardi, Angelo Girardi e Giusepe Girardi.

No dia 11 de fevereiro do mesmo ano, Frei Gentil realizou uma celebração com bênção daquele lugar, considerada historicamente a primeira missa da Gruta Nossa Senhora de Lurdes.

Com a colaboração dos moradores a gruta começou a ser construída. A primeira obra foi inaugurada em 11 de fevereiro de 1945, com uma arquitetura diferente da que conhecemos atualmente. Com o passar dos anos o local foi se modificando, e uma nova obra foi realizada, projetada por Frei Nelson Campregher e inaugurada no dia 13 de fevereiro de 1977.


As celebrações

A Gruta Nossa Senhora de Lurdes sempre foi considerada pelos devotos um lugar muito especial para as celebrações, o encontro com Deus e Nossa Senhora e a renovação da fé.

Em 15 de agosto de 1947 foi realizada a primeira procissão da Matriz até o Santuário, como resultado de uma promessa feita para que não voltasse a praga dos gafanhotos, que no ano anterior havia destruído as plantações. Os fiéis também pediam por tempo favorável para a agricultura e rezavam para que não houvessem mais secas na região.

Com o passar do tempo, a Paróquia alterou a data da procissão, que passou então a acontecer no dia 11 de fevereiro de cada ano, e a Missa daquele dia recebeu o nome de Missa da Promessa. A partir de 1968, por sugestão do então Pároco Frei Benjamim, a missa da promessa passou a ser realizada todos os meses, no dia 11 de cada mês.

Hoje além da missa da promessa, todos os anos, no segundo domingo de fevereiro, acontece a Romaria em honra à Nossa Senhora de Lurdes, que inicia com a coroação de Maria como rainha do céu e da terra e segue com a participação de várias comunidades e entidades que preparam e conduzem as celebrações. Tradicionalmente, às sextas feiras acontece a procissão luminosa da Matriz até a Gruta e a programação encerra no domingo seguinte com a realização da Grande Festa em Honra a Nossa Senhora.


A comunidade

Com o passar dos anos e por consequência do desenvolvimento do município, um grupo de moradores foi se formando próximo da Gruta. As primeiras famílias constituíram então, em 1996 a comunidade Santuário de Lurdes e se tornaram responsáveis pela manutenção e preservação deste lugar, que até então era administrado somente pela paróquia. A primeira diretoria administrativa foi formada pelos casais Alberi (em memória) e Maria Busnello, Sérgio e Olga Girardi e Aldemar e Noeli Mognon.

Em 1996 com o apoio de outras pessoas, a diretoria realizou a primeira Romaria de Nossa Senhora de Lurdes, com procissão luminosa, que contou com a participação de mais de cinco mil fiéis. Os lucros do evento seriam de responsabilidade da diretoria, que também se comprometeu em realizar algumas melhorias no Santuário, fazendo da Gruta um lugar de encontro das famílias marauenses.

No ano seguinte foi realizada a inauguração do pórtico do santuário, que teve parte da sua construção doada pelo empresário Odilon Cótica e por sua empresa Cótica Engenharia e Construções Ltda.

Atualmente fazem parte da comunidade Santuário de Lurdes os setores 34 e 40 da Paróquia Cristo Rei.


Ponto Turístico Religioso do município

No último ano, com a realização da reforma da Igreja Matriz, a Gruta Nossa Senhora de Lurdes tem sido um local constantemente utilizado pela comunidade, seja na realização de casamentos, batizados ou outras celebrações. O número de pessoas que passaram a frequentar o Santuário, em consequência disso, aumentou bastante, e o olhar para este local também passou a ser diferente, sendo que muitos começaram então a apreciar este ponto turístico.

Também é comum a movimentação de pessoas, visitantes da região e também de lugares mais longes, que escolhem a Gruta de Marau para pagar promessa à Nossa Senhora de Lurdes.

Ao transformar o Santuário em um Ponto Turístico Religioso de Marau, se chega ainda mais perto do objetivo que a diretoria e toda a comunidade tem, de fazer com que as famílias escolham este lugar para confraternização e que passem aqui bons e inesquecíveis momentos.



Galeria de fotos