Notícias

Zanchin avalia conquistas do terceiro ano de mandato
20/12/2017

Compartilhe:
Melhores 2017

O apoio a demandas da região, a atuação em defesa dos municípios, da segurança e da agricultura, e a mobilização que garantiu o começo das obras na ERS-324 foram os principais destaques do terceiro ano de mandato do deputado estadual Vilmar Zanchin. 
Em 2017, além de liderar a Bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, o marauense foi titular das comissões de Agricultura, Assuntos Municipais, Defesa do Consumidor e Participação Legislativa Popular. Ainda seguiu na presidência da Frente Parlamentar por Um Novo Pacto Federativo e integrou as frentes do Cooperativismo e da Erva-Mate.
No primeiro semestre, Zanchin foi relator da Comissão Especial da Segurança, criada para mapear a situação do setor no Estado. Após 18 debates em Porto Alegre e no Interior, seguida de visitas técnicas a presídios e órgãos de segurança, Zanchin apresentou em seu relatório 47 propostas para fortalecer o setor.
“Formatamos um norte para qualificar a segurança. Muitas sugestões já foram atendidas, como a abertura de concurso para reforçar o efetivo e investimentos para aumentar as vagas em presídios. Os municípios precisam de apoio e estrutura para o cidadão se sentir mais protegido”, afirma.
Zanchin também cita o começo das obras na ERS-324 como outra importante conquista do ano. Desde o primeiro dia do mandato, o deputado vem trabalhando para tirar do papel a tão esperada restauração do asfalto.
“Neste ano, após tanta mobilização, a obra enfim começou. O trecho entre Casca e Vila Maria já foi finalizado e estamos acompanhando de perto para que a recuperação avance o quanto antes até Marau e Passo Fundo”, salienta.
O deputado ainda cita outro êxito obtido em 2017: a entrada em vigor da lei de sua autoria que garante o fornecimento de alimentação especial na merenda escolar, nos colégios da rede estadual, a alunos com restrições alimentares. 
“A alimentação adequada é fundamental para a saúde, o bem estar e a qualidade de vida. Também estimula a prevenção de doenças e favorece a inclusão dos jovens, facilitando o aprendizado”, frisa.
Para 2018, Zanchin projeta um ano de muito trabalho e articulação política em defesa das reivindicações e demandas de Marau e região. Também ressalta a expectativa de que o Estado consiga equilibrar suas finanças para investir ainda mais em áreas vitais, como segurança, educação e saúde.
"A travessia da grave crise é, ao mesmo tempo, um desafio e uma oportunidade para o Rio Grande do Sul. Desafio porque é necessário equilibrar as contas para investir mais. Oportunidade porque é preciso rediscutir o tamanho do Estado. Apenas uma reestruturação planejada e responsável permitirá que adentremos em um caminho viável e sustentável para os próximos anos", conclui.