Notícias

Saiba com que ração alimentar o seu pet
22/02/2018

Compartilhe:
Falando sobre PETS

Se existe um assunto que gera dúvidas no nosso dia a dia é a escolha pela melhor ração. Com tantas embalagens e marcas disponíveis no mercado é comum não sabermos se estamos acertando ou não na hora de comprar. Isso porque queremos sempre fazer a melhor opção na alimentação que vamos dar àqueles que a gente tanto ama. Mas cuidado, muitas vezes o excesso de amor ou a falta de atenção podem gerar algum desconforto para o seu animalzinho.

Segundo a médica veterinária da Bichos e Caprichos, Daiane Orsatto, realmente é muito grande a quantidade de novos fornecedores e fabricantes que aparecem na clínica para oferecer uma nova marca ou novas opções.

É claro que quanto maior o número de opções existentes no mercado, melhor será para nossos pets. Mas é preciso aprender algumas dicas, para não errar na hora da compra.        A maior preocupação dos clientes é quanto à fase, quantidade e ração mais adequada para o seu pet.

O primeiro passo é saber que a alimentação do seu pet vai variar conforme sua idade. Utilize-se de ração para filhotes até o primeiro ano de idade. Após, de um a sete anos, a ração indicada é para adultos e a partir dessa idade ração sênior.

A segunda coisa que diferenciam os tipos de rações é quanto a sua qualidade. As rações se distinguem em três tipos: Standard, Premium Especial e Super Premium.

As rações standards são as mais básicas e simples, que contém somente o mínimo do que o animal precisa para sobreviver. As de qualidade Premium Especial possuem uma formulação mais completa, maior qualidade na proteína, além de componentes que ajudam, por exemplo, a manter o pelo mais bonito e brilhoso. A opção mais acertada, e indicada pelos médicos veterinários, é a Super Premium, porque possui uma qualidade ainda melhor de proteínas, fibras, entre outros. Elas também são ricas em extrato Yucca, que diminui o odor das fezes, e Hexametafosfato, uma substância que ajuda na prevenção do tártaro nos dentes dos pets, que também é um assunto que incomoda bastante e merece atenção.

Dentro das opções Super Premium também existem as rações para raças específicas, que são estudadas mediante cada raça, por exemplo, Maltes, York, Shitzu, Bull dog, entre outros. Animais de pelos longos precisam de maior quantidade de ômega 3 e ômega 6, para manterem o pelo brilhoso, bonito e com menos queda. Estas opções são exclusivas deste tipo de ração.

 Alimentação natural

Uma tendência que vem ganhando espaço na alimentação dos pets é a natural. Que precisa de mais tempo e dedicação. É bem difícil que a gente consiga preparar no dia a dia, para nossos animais uma alimentação completa e equilibrada. Por isso em cidades, como Passo Fundo, por exemplo, já existem nutricionistas que se dedicam aos cães, criando assim uma dieta para a rotina e para o que o animal possa se alimentar com tudo aquilo que ele precisa.

O que eu mais indico para os meus clientes é uma alimentação feita com uma boa ração, preferencialmente a Super Premium ou Premium Especial. Quando me perguntam sobre o valor das rações, se são caras, eu respondo que tudo tem seu custo benefício, pois o investimento que se faz na boa alimentação se reverte na economia com a saúde e qualidade de vida do seu pet.

 Sachês e petiscos

Utilizados como complemento na alimentação, os sachês são excelentes opções, quando utilizados com moderação. Eles não devem ser ministrados todos os dias.

Os sachês possuem maior teor de água, por isso são excelentes para os animais que possuem problemas urinários, porque auxilia na produção de urina.

Mas muito cuidado, pois sachês e petiscos possuem muito mais condimentos, conservantes e calorias do que a ração.

Os petiscos são excelentes estimuladores para os animais, utilizado como ferramenta para o aprendizado, mas são como o chocolate para nós. Não é que esteja proibido comermos, mas não devemos comer todos os dias e a toda hora.

A alimentação de cada pet se adapta durante sua vida e também conforme a rotina de cada família. Por isso precisamos sempre estar atentos ao que é melhor para eles, buscar informações junto a um profissional que irá lhe auxiliar na melhor escolha.