Notícias

Escola de Campeões
26/10/2018

Compartilhe:
Educação

Na Escola Ernesto Dornelles os alunos, instruídos por seus professores, estão conquistando títulos nacionais enquanto se preparam para os verdadeiros desafios da vida.

A escola é nosso primeiro contato como indivíduo em um mundo “separado” da família. É neste espaço que devemos aprender a conviver com regras, diferenças, grupos e à vida em sociedade. Essa vivência é a base para a formação cidadã de cada um.

A Ernesto Dornelles está localizada no Distrito de Veado Pardo, interior de Marau, lá este pensamento norteia as ações desenvolvidas pelos professores, direção e família. Segundo Ines Meneguzzi, diretora do educandário, o grupo escolar está comprometido em preparar seus alunos para a vida, as conquistas individuais ou coletivas que eles vêm alcançando, são reflexos deste trabalho desenvolvido por todos.

Dentre os 95 alunos que atualmente integram a escola Ernesto Dornelles, na educação infantil e ensino fundamental, uma turma de meninas, que compõe o time de futsal infantil e o aluno Emerson Porto, destacaram-se em competições esportivas à nível estadual e nacional, conquistando um marco para a cidade de Marau, mas de uma forma especial para a história da escola.


Emerson Porto - 14 anos

O aluno Emerson Porto conquistou o título estadual, nos jogos do JERGS, na categoria arremesso de dardo. O campeonato aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro na cidade de São Leopoldo. O jovem se tornou campeão ao lançar o dardo, objeto que pesa cerca de 600 gramas, a uma distância de 39,8 metros.

Esta não foi a maior distância alcançada pelo garoto, que treina há cerca de um ano, com seu professor Nelson dos Santos Alves, tanto na escola quanto no projeto AABB Comunidade.

No atletismo, além de arremesso de dardo, Emerson também pratica salto em distância e corrida (250m), além de futsal.

 Para ele o esporte é importante, pois dá oportunidade de conhecer outras coisas e lugares diferentes.

Time Infantil de Futsal - 3º lugar nos Jogos Nacionais da Juventude

O time infantil de futsal da escola Ernesto Dornelles vem desde o ano de 2017 acumulando muitas vitórias em competições municipais e estaduais. A grande recompensa, de tanto esforço por parte das jogadoras, professores e da rede de apoio foi alcançado no mês de setembro deste ano, quando a equipe participou dos Jogos Nacionais Escolares da Juventude, na cidade de Joinville – SC, enfrentando times de cinco estados brasileiros: Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo, dos dias 26 a 30, e conquistaram o 3º lugar.

A equipe, formada por meninas de 11 a 14 anos, se sente muito feliz por ter levado o nome da escola e do município a um campeonato nacional, e ainda conquistar uma colocação surpreendente para elas. “A gente joga juntas a bastante tempo e estamos realizadas com as vitórias que temos tido”- comenta Érica.

Para chegar a este campeonato nacional, o time foi campeão dos JERGS no dia 05 de julho deste ano na cidade de Sarandi – RS, e também Campeão do Estado, no dia 28 de agosto, em Caxias do Sul – RS.

No dia 11 de outubro as jogadoras, juntamente com o atleta Emerson Porto receberam uma homenagem do Poder Público Municipal, pelas conquistas que alcançaram para a escola e o município.

Para a diretora Ines, “nenhuma conquista se faz sozinha, ela vem do esforço de um grande grupo e da colaboração de todos que lutam pelo mesmo objetivo, principalmente pelo reconhecimento de nossos alunos como cidadãos que se destacam dentro da sociedade”.