Notícias

Hora da Revisão
24/11/2018

Compartilhe:
Automóveis

Direção segura não é apenas estar atento à sinalização e à velocidade. Fazer a revisão do carro periodicamente também é uma forma de cuidar da sua vida no trânsito. Há ainda peças que precisam de maior atenção, pois são essenciais no funcionamento do veículo.

Os 5 itens mais importantes na revisão automotiva

Motor: o coração do carro

Ter problemas com o motor do carro no meio do trânsito pode causar acidentes e muita dor de cabeça. Além disso, este é um dos itens mais caros do veículo. Então, mantenha sempre seu motor revisado, checando se há vazamento de fluídos, como o líquido do arrefecimento e o óleo do motor, por exemplo.

Freios: para qualquer emergência

No momento de perigo, é o freio que acionamos para evitar acidentes. Portanto, é de suma importância manter esse dispositivo muito bem conservado e em perfeito funcionamento. Atenção para o fluido do freio, para a luz de freio na traseira, para o desgaste dos discos e pastilhas e para o correto funcionamento do freio de mão.

Transmissão: corpo automotivo

Se o motor é o coração do veículo, o câmbio é o cérebro e a transmissão é o corpo. Isso porque, para que o veículo saia do lugar é preciso transformar a energia do motor em potência para girar as rodas. Portanto, na revisão de carro cuide das peças do sistema de transmissão: embreagem, caixa de câmbio (verifique sempre o óleo), diferencial e semieixo. Quando fizer um checkup de rotina, peça para dar uma olhada nessas partes do veículo também.

Elétrica: toda a tecnologia do carro

O sistema elétrico do automóvel precisa estar em dia com as revisões. Isso porque panes são comuns e a falta de verificação pode agravar esses problemas. O ideal é que a cada seis meses, seja feita uma avaliação da bateria e do alternador.

Pneus: fique atento a eles

A vida útil do pneu é um dos pontos mais importantes a se atentar para prevenir acidentes. Pneus carecas, com calombos ou furados devem ser imediatamente trocados, pois a estabilidade do carro depende disso. E um veículo instável está muito mais propenso a sinistros.

Não esqueça também de outros elementos imprescindíveis para o carro, que devem ser conservados, como faróis, espelhos, limpadores de para-brisas e radiador. Com esses cuidados, sua direção será muito mais segura.